domingo, 9 de fevereiro de 2025

O FALSO DEUS DO NACIONALISMO

*Martin Luther King Jr.

A época que vivemos é aquela em que os homens se afastaram do Deus Eterno ─ o Criador do Universo  e decidiram adorar no santuário do deus do nacionalismo.
Estamos todos já familiarizados com o credo desta nova religião: ela afirma que cada nação é uma unidade soberana e absoluta, que não reconhece nenhum controle, salvo sua própria vontade independente. A palavra de ordem desta nova religião é: “Meu país está certo (*à direita) ou errado".
Esta nova religião tem seus profetas e pregadores bem conhecidos. Na Alemanha, foi pregado por Hitler; na Itália, foi pregado por Mussolini. E nos Estados Unidos está sendo pregado pelos McCarthys e os Jenners, pelos defensores da supremacia branca e por movimentos como o "America First".
Não se pode adorar este falso deus do nacionalismo e o Deus do cristianismo ao mesmo tempo. Os dois são incompatíveis e toda a dialética da Lógica não pode fazê-los existir juntos. Nós devemos escolher a quem serviremos.
Continuaremos a servir o falso deus que coloca a soberania nacional absoluta em primeiro lugar ou serviremos ao Deus para quem não há leste nem oeste?
Será que continuaremos a servir ao falso deus da ganância imperialista ou serviremos ao Deus que faz do amor a chave que abre a porta da paz e da segurança?
Continuaremos a servir o falso deus do preconceito racial ou serviremos ao Deus que fez de um só sangue todos os homens para habitar a face da Terra?
Precisamos de vozes proféticas dispostas a clamar contra o falso deus do nacionalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário