Sabe por que a China está passando à frente dos EUA? Bem, para começar, fui eu que normalizei as relações diplomáticas com Beijing em 1979. Desde então, você sabe quantas vezes a China entrou em guerra com alguém? Nem uma vez, enquanto nós estamos constantemente em guerra.
Os Estados Unidos são a nação mais belicosa da história do mundo, porque quer obrigar outros países a corresponder ao nosso governo e aos valores americanos, para controlar empresas que possuem recursos energéticos em outros países.
A China, por sua vez, está investindo seus recursos em projetos de infraestrutura ─ como ferrovias com trens intercontinentais e transoceânicos de alta velocidade, tecnologia ultramoderna, inteligência robótica, universidades, hospitais, portos, prédios ─ ao invés de utilizá-los em gastos militares.
Quantos quilômetros de trens de alta velocidade temos nos EUA? Desperdiçamos US$ 300 bilhões em gastos militares para subjugar países que buscam se defender da nossa hegemonia. A China não desperdiçou um centavo na guerra e é por isso que nos ultrapassa em quase todas as áreas.
Se tivéssemos levado 300 bilhões para instalar infraestrutura, robôs, saúde pública nos EUA, daí teríamos trens-bala transoceânicos de alta velocidade, teríamos pontes que não desabam, um sistema de saúde gratuito, milhares de americanos não seriam infectados (mais do que qualquer país do mundo) pelo covid-19, teríamos uma estrada devidamente mantida e nosso sistema educacional seria tão bom quanto na Coréia do Sul ou Xangai.

Nenhum comentário:
Postar um comentário